Um tipo de arte marcial que começa a ganhar maior difusão em Pernambuco será aplicado para os alunos da rede pública municipal do Paulista. Trata-se do Hapkido – uma técnica coreana de defesa pessoal. A proposta do trabalho é evitar a evasão escolar, formar cidadãos, combater o ócio e desenvolver a cultura de paz nas unidades de ensino. A iniciativa é resultado de uma parceria selada pela Prefeitura e a Federação Pernambucana de Taekwondo e Hapkido Olímpico (FPTHO).

Os estudantes devem, a partir da segunda-feira (25.04), acompanhados dos pais ou responsáveis, procurar o Clube Municipal do Nobre, na Rua do Nobre, s/n, para efetuar a inscrição. As aulas serão gratuitas. Podem participar até 90 meninos e meninas na faixa etária dos seis aos 15 anos que estejam devidamente matriculados numa das escolas da Secretaria de Educação da cidade. Outras informações pelo fone: 9.8438.5648.

As atividades serão ministradas pelo mestre e presidente da FPTHO, Paulo Silva. Principal referência na modalidade no Estado, ele, que é professor de Educação Física e natural de Gramado (RS), começou a praticar artes marciais aos quatro anos de idade. Paulo Silva traz no currículo os títulos de bi-campeão mundial e bi-campeão brasileiro de hapkido e taekwondo.

Mestre Paulo Silva quer formar uma nova safra de talentos e cidadãos em Paulista. “O atleta tem vida útil, o cidadão é para o resto da vida. Formamos pessoas com disciplina, caráter e compromisso com os estudos”, destaca. O programa tem também com propostas inibir conflitos entre os alunos no ambiente escolar.

No Clube Municipal do Nobre, a prefeitura montou uma sala com tatames para a utilização pelos futuros atletas. O coordenador do espaço, Íkaro Guimarães, comenta que a prática do hapkido irá reforçar a gama de serviços já oferecidos pela gestão.  “No local, a comunidade participa de natação, hidroginástica, caminhada, futsal, taekwondo, capoeira, dança, balé, entre outros”, enumerou.

COPA DO BRASIL – O mestre Paulo Silva está preparando um grupo de atletas para a Copa do Brasil de Hapkido. O evento será realizado em São José dos Pinhais, no Paraná. A competição acontecerá entre os dias primeiro e três de julho desse ano. A equipe contará com o apoio da Empetur.

Fonte: Prefeitura do Paulista

Comentários

comentários