João Ribeiro de Lemos de Camaragibe é o grande vencedor estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor 2011, mas Ives Ribeiro de Paulista leva o prêmio de Grandes Cidades

Considerado Destaque Temático como Compras Públicas; Melhor Projeto de Médias Cidades e Vencedor Estadual, o município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, torna-se o grande vencedor estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor 2011. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 13, no Recife, durante solenidade de premiação ocorrida com a participação dos 44 municípios finalistas, a partir de 65 projetos inscritos nessa edição. “Quero dizer da surpresa, porque a gente tem participado, mas não esperava isso. Camaragibe é uma cidade metropolitana, mas geograficamente difícil. Quero agradecer ao Sebrae por este prêmio”, disse João Ribeiro de lemos, prefeito de Camaragibe, visivelmente emocionado.

As melhores práticas promovidas pelos municípios para desenvolver as micro e pequenas empresas, com resultados comprovados de estímulo ao desenvolvimento dos pequenos negócios e de modernização da gestão pública foram apresentadas ao público nesse evento que premiou 10 categorias. “Quero ressaltar uma característica própria desse prêmio, que é distinguir os prefeitos, e não, as prefeituras que mais se destacaram nas suas práticas”, enfatizou Pio Guerra, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, durante a solenidade.

Grandes Cidades – Paulista: Yves Ribeiro de Albuquerque
Grandes Cidades – Paulista: Yves Ribeiro de Albuquerque

Dos 65 projetos inscritos, este ano, 44 apresentaram efetivamente iniciativas aptas a concorrer à premiação. O número representa 24% dos municípios pernambucanos e 60% da população do estado. Em Pernambuco, o prêmio tem como diferencial a categorização das cidades participantes em: Pequenas Cidades (até 30 mil habitantes); Médias Cidades (acima de 30 mil e com até 150 mil habitantes); e Grandes Cidades (mais de 150 mil habitantes). “Para a Amupe é um prazer muito grande homenagear as micro e pequenas empresas e a Prefeitura. Todos os prefeitos, apenas por receberem o certificado já são vencedores”, declarou Antônio João Dourado, presidente da Amupe e prefeito do município de Lajedo.

Além dos vencedores de pequena, média e grande cidade e do vencedor estadual, os destaques temáticos fazem parte da premiação: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; formalização de pequenos negócios e apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; crédito e capitalização; planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável; promoção do desenvolvimento rural.

Vencedor estadual – O projeto apresentado pelo município de Camaragibe contempla vários aspectos que tiveram destaques Destaque Temático como Compras Públicas; Melhor Projeto de Médias Cidades. A prefeitura vencedora Instituiu um modelo de governança próprio, com a criação do Fórum Municipal da MPE, que atua em sintonia com o Fórum Estadual e o Nacional. Também Simplificou o processo de registro e formalização de empresas. Criou um Programa Municipal de Compras Governamentais, com o objetivo de estimular as empresas com sede local a potencializarem seu fornecimento de serviços e produtos à administração pública local. Os Agentes de Desenvolvimento trabalham com foco na melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas. O Empreendedor Individual recebe orientação e atendimento, eventos pró-formalização junto a vários setores informais identificados no município, na Sala do Empreendedor, criada pela Prefeitura.

O vencedor estadual, escolhido segundo critérios como nível da qualidade técnica do projeto e o impacto gerado na criação de novas empresas formais, entre outros – concorre automaticamente à VII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae Nacional e cuja premiação consiste em uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso em outros países. A premiação nacional será realizada no mês de maio do próximo ano. Em Pernambuco, a premiação é composta por capacitações para as prefeituras e cursos para os técnicos dos projetos vencedores.

Promovido pelo Sebrae em Pernambuco, o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor tem o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Em suas oito edições, o reconhecimento já teve a participação de 144 municípios ao todo.

Conheça os vencedores nas 10 categorias da VIII edição do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor:

Pequenas Cidades
Triunfo – LUCIANO FERNANDO DE SOUSA

Médias Cidades
Camaragibe – JOÃO RIBEIRO DE LEMOS

Grandes Cidades
Paulista – YVES RIBEIRO DE ALBUQUERQUE

Melhor Projeto – Vencedor Estadual
Camaragibe – JOÃO RIBEIRO DE LEMOS

Compras públicas aos pequenos negócios locais
Camaragibe – JOÃO RIBEIRO DE LEMOS

Formalização de pequenos negócios e apoio ao Empreendedor Individual
Recife – JOÃO DA COSTA

Lei Geral Municipal
Caruaru – JOSÉ QUEIROZ DE LIMA

Crédito e Capitalização
Petrolina – JULIO EMILIO LOSSIO DE MACEDO

Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável
Jaboatão dos Guararapes – ELIAS GOMES DA SILVA

Promoção do Desenvolvimento Rural
Cabo de Santo Agostinho –  LUIZ CABRAL DE OLIVEIRA FILHO

Serviço:
Para saber mais:
www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br
www.cidadesdofuturo.com.br
www.pe.sebrae.com.br

Fonte: SEBRAE

Comentários

comentários