Detalhes sobre a festa no município, no Grande Recife, foram divulgados nesta terça-feira (11), durante entrevista coletiva. Timbalada e Favorita estão entre atrações.

Timbalada está entre as atrações do carnaval de Paulista
Timbalada está entre as atrações do carnaval de Paulista

A programação do carnaval de Paulista, no Grande Recife, terá duas novidades, este ano, segundo informações divulgadas, nesta terça (11), pela prefeitura. Uma delas é criação de um polo na orla do Janga, entre os dias 20 e 25 de fevereiro. A outra é a realização do Carnamar, evento com a participação de embarcações. Entre as atrações de destaque estão Timbalada, Marcelo Falcão e A Favorita.

Os detalhes da festa foram apresentados durante entrevista coletiva. Também nesta terça, a prefeitura divulgou as demais atrações da festa e os esquemas de saúde e mobilidade.

Com o título “Carnaval dos Carnavais”, a administração municipal pretende investir nos artistas da região e nos tradicionais blocos de rua. Ao todo, 258 agremiações terão apoio do poder público.

A festa, informou a prefeitura, começa na sexta-feira (14), com o desfile do Bloco do Comércio, na Praça João XXIII, Centro. As atrações são as bandas Mil Milhas, além de Davi Firma e a Favorita. A programação segue até o dia 8 de março.

O investimento público na festa chega a R$ 900 mil, conforme a prefeitura. A administração municipal informou que está captando recursos com a Empresa pernambucana de Turismo (Empetur) e a iniciativa privada.

Ao todo, 200 profissionais, entre servidores e terceirizados, serão mobilizados. Eles atuarão nas áreas de limpeza e segurança.

Polo Janga
A nova área de animação do carnaval de Paulista terá programação entre os dias 20 e 25 de fevereiro. Os shows acontecerão das 19h às 2h. As atrações serão os desfiles de blocos líricos e os aristas regionais.

Entre eles estão: Marcelo Pantera, Zeca do Rolete, Banda Pinguim, Rodrigo Raposo, Ana Alves, Zé Lord, Maracatu Plugado, Prakata, Augusto Cesar, Banda Rossi, Levi Chico Brito, Gigante do Brasil, Kitara, Gabriel Vitor, Day Off.

Carnamar
O evento ocorrerá no sábado (29), reunindo barcos que sairão das marinas localizadas em Paulista. De acordo com a prefeitura, as embarcações farão um passeio pelo Rio Timbó, ao som de músicas de carnaval. Os participantes vão passar por pontos turísticos da área para contemplar as belezas naturais.

Marcelo falcão desfilará em bloco no carnaval de Paulista
Marcelo falcão desfilará em bloco no carnaval de Paulista

Agremiações
Algumas agremiações ganham destaque, segundo a prefeitura, por causa da quantidade de foliões. As Catraias saem na segunda-feira (24), da Avenida Arquiteto José Geraldo Castro Paes, em frente ao Bar Daniel Arcanjo. A folia, que tem início às 10h, será comandada pela banda Inove. Haverá também concurso das catraias mais charmosas.

Na segunda de Carnaval também desfila o Cavalo Branco. A concentração acontece, às 15h, na Rua 78. Este ano, a agremiação vai contar com quatro trios elétricos e orquestras de frevo. As atrações são Marcelo Falcão, Aline Rosa, Banda Inove e artistas da terra.

Na Quarta-feira de Cinzas (26), desfilará o tradicional Bacalhau na Vara. Completando 51 anos, a agremiação contará com 11 trios elétricos. A animação começará às 11h. As atrações são: Timbalada, Mil Milhas, Ed Carlos, A Favorita, Inove, Ky Pegada e Cristiano Diniz, entre outras atrações locais.

Um dos 11 trios dará apoio a uma ação de combate à violência contra a mulher. Neste dia, não será permitida execução de musicas que depreciem a imagem do público feminino, segundo a prefeitura.

Favorita é uma das atrações dos desfiles de agremiações em Paulista
Favorita é uma das atrações dos desfiles de agremiações em Paulista

Homenageados
O carnaval de Paulista terá três homenageados: o Bloco do Comércio, fundado em 1995, a Banda Mil Milhas, criada em 1989, e o músico Joel Andrade, de 71 anos.

Mobilidade
Ao todo, 80 profissionais, entre agentes e educadores de trânsito, estarão prestando serviço em regime de plantão para garantir a segurança e a mobilidade dos foliões.

As equipes vão fazer interdições das vias, e orientar os foliões sobre os desvios de itinerários e rotas de tráfego, além de informar sobre as alterações nas linhas de ônibus. Também vão fazer rondas, durante o período carnavalesco, 12 motos e mais quatro carros de viaturas, além de um caminhão reboque.

Segundo a prefeitura, haverá alterações de trânsito nos bairros de Paratibe e Arthur Lundgren I para o desfile do “Bacalhau na Vara”:

A Avenida. Lindolfo Collor ficará interditada na Quarta-feira de Cinzas, das 09h às 18h. Durante este período, os condutores deverão procurar outras rotas para chegar aos seus destinos.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde dará apoio aos blocos carnavalescos, com ambulâncias de suporte de atendimento a urgências e distribuição de preservativos. Além disso, haverá testagem e aconselhamento na prevenção e controle da hepatite (B e C), HIV e sífilis.

Equipes de Vigilância Sanitária vão monitorar o comércio de bebidas e alimentos. Em caso de acidentes, as pessoas devem procurar a Prontoclínica Torres Galvão e a UPA de Jardim Paulista.

Fonte: G1