Em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, a quantidade de chuva já ultrapassou os 87 milímetros

Previsão é de mais chuva durante esta quinta
Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A manhã iniciou com chuvas forte no Recife e na Região Metropolitana. Goiana é o município que mais choveu nas últimas 24 horas, com aproximadamente 140 milímetros. A Capital Pernambucana está entre os três municípios com maior intensidade de chuva, com mais de 90 milímetros até às 8h30 desta quinta-feira (13), segundo o site de monitoramento da Agência de Água e Clima de Pernambuco (Apac). Essa quantidade de chuva se enquadra na zona vermelha. A previsão é de mais chuva durante esta quinta.

No bairro do Arruda, na Zona Norte da capital pernambucana, várias vias estão intransitáveis e, por volta das 11h, o canal do Arruda transbordou. Na rua Petrolina Botelho, o carro do engenheiro José Américo, de 30 anos, ficou preso no alagamento. Morador do bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, ele estava indo buscar uma pessoa na rua das moças. “Um carro menor passou na minha frente e eu pensei que meu carro também conseguiria passar, mas me enganei. Agora, resta esperar a água baixar para tirar o carro”, lamentou. O nível do Canal do Arruda subiu e quase transbordou, deixando alguns moradores das proximidades em alerta. “Sempre que chove muito ficamos preocupados, principalmente porque várias ruas das redondezas alagam”, disse o servente Edilson de Almeida, 51 anos.

Em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, a quantidade de chuva já ultrapassou os 87 milímetros. Rio Formoso, Mata Sul de Pernambuco, é o segundo município que mais choveu até o momento. A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), registrou pancadas de chuva que ultrapassaram os 135 milímetros nas últimas 24 horas na região.

Em Olinda, também no Grande Recife, choveu pouco mais de 76 milímetros e foram registrados vários pontos de alagamento no município, como na Av. Presidente Kennedy, em Peixinhos. Paulista segue os passos dos outros municípios. Atingida pelas fortes chuvas, a cidade teve registro de quase 70 milímetros nas últimas 24 horas.

Na Mata Norte, o município que mais choveu foi Ferreiros, com registro de mais de 72 milímetros.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) emitiu comunicado para anunciar o cancelamento das aulas e expediente administrativo no Campus Recife em razão das fortes chuvas. Segundo a instituição, os serviços essenciais são mantidos e os campi do Interior do Estado devem decidir separadamente de acordo com a situação em cada região.

Deslizamentos de barreira
A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que 16 deslizamentos de barreira foram registrados até o momento somente em Recife. Ninguém ficou ferido.

Em caso de emergências, os moradores podem acionar a Defesa Civil, através dos seguintes contatos:
Recife – 0800 081 3400
Olinda – 0800 281 1212
Jaboatão dos Guararapes – 0800 281 2099
Paulista – 3437-2380
Moreno – 3535-3083
Camaragibe – 0800 281 3458

Fonte: FolhaPE

Comentários

comentários