A implementação de projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prevendo mudanças no tráfego da BR 101 Norte, em Abreu e Lima, pautou o debate promovido nesta segunda (19 de agosto) pela Comissão de Cidadania. O encontro foi solicitado e presidido pela deputada Terezinha Nunes, do PSDB.

O chefe de Engenharia do DNIT, Emerson Moraes, explicou que a matéria, em fase de concepção, não usará a pista central da BR101, em Abreu e Lima. Segundo ele, a obra prevê um contorno em Paulista, Região Metropolitana do Recife, perto do Hospital Miguel Arraes, seguindo até a divisa com Igarassu. Emerson disse, também, que, assim que estiver na fase de licitação, será promovida audiência pública.

De acordo com o representante do DNIT, o valor da obra é de 165 milhões de reais, e a conclusão está prevista para o final de 2014.

Emerson Moraes ressaltou, ainda, um projeto semelhante realizado em Vitória de Santo Antão, há 11 anos, período em que foi identificado aumento no crescimento econômico do município.

Representando a Prefeitura de Abreu e Lima, o secretário de Educação Hélio Tavares acredita que o comércio da cidade crescerá e novos empregos serão gerados, em virtude da maior acessibilidade que a obra trará para a região.

A deputada Terezinha Nunes elogiou o projeto e disse que aguarda a execução conforme previsto pelo DNIT.

Também participaram do encontro vereadores da Câmara Municipal de Abreu e Lima e integrantes do Ministério Público de Pernambuco. (R.V.)

Fonte: Alepe