A três dias da abertura oficial do Carnaval do Paulista, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres realizou, na manhã desta segunda-feira (01.02), uma campanha educativa de combate à violência doméstica. Com o tema “Violência contra as mulheres, pare essa covardia”, a ação aconteceu na Rua Siqueira Campos, no Centro.

Animadas pelos personagens carnavalescos Pierrô e Colombina, técnicas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres distribuíram panfletos e esclareceram dúvidas sobre a Lei Maria da Penha. Os frequentadores do comércio da via também receberam dicas sobre prevenção e enfrentamento a violência contra às mulheres.

A comerciante Vera Lúcia ressaltou a importância da iniciativa para as mulheres. “É sempre bom que as pessoas fiquem informadas sobre onde devemos procurar ajuda no combate a violência feminina. Não podemos ficar caladas frente a qualquer tipo de agressão”, complementou.

 “O carnaval é uma época onde aumentam os casos de violência contra o segmento feminino. A iniciativa visa promover a cultura de paz e conscientizar sobre o direito da igualdade de gênero”, ressaltou Bianca Pinho Alves, secretária Especial de Políticas para as Mulheres.

Para denunciar uma agressão, as mulheres têm à disposição o Centro de Referência da Mulher, do Governo do Estado, pelo telefone 3433-4447. A Prefeitura do Paulista também disponibiliza o número 9 8179-4777 para atender casos de violência.  A delegacia Especial da Mulher de Paulista funciona na Praça Frederico Lundgren, Sn, Centro, telefone: 3184-7075.

Nesta terça-feira (02.02), a educativa de orientação e prevenção à violência contra às mulheres acontecerá nas Faculdades Joaquim Nabuco (Janga) e Fasup ( Janga), das 19h às 20h. E na  quarta-feira (03.02), na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro. Na quinta-feira (04.02), é a vez dos moradores de Maranguape II, da Av. A, das 9h às 12h. Na quarta-feira (10.02), as técnicas estarão na concentração do bloco Bacalhau de Paratibe, das 10h às 12h.

O tradicional Bloco do Comércio abre os festejos carnavalescos em Paulista. O desfile acontecerá nesta quinta-feira (04.02), a partir das 18h, na Praça João XXIII, com a presença de blocos líricos, da orquestra do Maestro Nunes – grande homenageado do Carnaval do Paulista 2016 – e do cantor Ed Carlos.

Fonte: Prefeitura do Paulista