A diminuição do tempo de espera pelo abastecimento ocorre em Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou que haverá uma redução no rodízio de água nos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda. A diminuição foi estabelecida dentre alguns fatores, graças às recentes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e ocasionaram o aumento do volume de água na Barragem Botafogo.

Após as fortes chuvas, houve um aumento substancial no volume reservado na barragem, que até o mês de agosto chegou aos 77% da capacidade total. Diante desse cenário, o Governo do Estado de Pernambuco solicitou à Compesa um estudo sobre a possibilidade da melhoria no abastecimento da Região Norte, que de acordo com o órgão é a região mais crítica no quesito abastecimento de água da RMR.

A Companhia analisou as condições estabelecidas e observou durante uma semana como funcionaria uma possível redução. Com o aumento do abastecimento, os rodízios que antes funcionavam no esquema um dia com água e seis sem água, passarão a ser de um dia com água e quatro sem água.

Durante a ação, cerca de 700 mil pessoas serão beneficiadas. Mas, no modelo atual, 200 mil pessoas já utilizam um esquema de abastecimento diferenciado. Aproximadamente 40 mil tem água todos os dias nas torneiras, e os outros 160 mil restantes utilizam o estilo 3×3, que consiste em três dias com água e três dias sem.

Segundo Rômulo Aurélio, diretor técnico e de engenharia da Compesa, a implantação desse projeto será positiva para a população. “É uma melhoria porque conseguiremos reduzir substancialmente o rodízio para melhorar a condição atual e fazer com que a população aos poucos consiga ter realmente água todos os dias”, afirmou.

Ainda de acordo com o diretor, um estudo minucioso foi feito para que a ação não entre em colapso e seja interrompida. “Realizamos algumas simulações com modelos matemáticos assim como a Apac trabalha, e isso nos deu a segurança de mantermos esse esquema até o inicio da próxima quadra chuvosa de 2020 sem maiores problemas.”

A Companhia informou que outras obras estão sendo planejadas e licitadas para resultar em uma melhoria completa da distribuição. Os técnicos estão tomando como base o fornecimento de água da adutora do Alto do Céu, que leva mais de 200 litros de água por segundo para Olinda.

A população pode conferir o calendário que está disponível no site da Compesa para saber mais detalhes sobre os dias de abastecimento de água no seu município.

Fonte: FolhaPE

Comentários

comentários