I9 Paulista

Após o Prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), determinar a intervenção na parceria-público-privada no serviço de limpeza urbana, a empresa responsável I9 Paulista afirmou, por meio de nota, que a medida “só se justificaria se a cidade estivesse com a coleta fora de controle”. Na manifestação, a empresa rebateu as declarações da prefeitura sobre a má qualidade do serviço prestado. De acordo com a empresa, os serviços de varrição e capinação foram suspensos em janeiro de 2018 por solicitação do própria gestão de Matuto. O motivo, segundo a empresa, era ‘a necessidade de ajustar as finanças da administração municipal.

“A I9 Paulista desde 2013 está cumprindo o contrato da PPP nos termos ora pactuados ao longo da execução contratual. Tanto é assim que até o momento a I9 Paulista já Investiu mais de R$ 30 milhões de reais nos serviços de Limpeza Urbana e manejo de resíduos sólidos, trazendo vários benefícios para população e o meio ambiente”, diz a nota.

A empresa ainda afirmou que “está cumprindo com todas as obrigações com a intervenção, e colaborando com o interventor”, mas que “não há justificativa plausível para decretação e permanência desta intervenção, o que será devidamente demonstrado no processo legal”.

Confira a nota na íntegra

Em respeito aos colaboradores, clientes, fornecedores, TCE e MPE esclarecemos que:

1- No dia 04/02/2019 a I9 Paulista foi surpreendida com o Decreto de Intervenção na Parceria Público-Privada (PPP) para prestação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

2- A intervenção, ato extremo, só se justificaria se a cidade estivesse com a coleta fora de controle e com lixo por todos os lados ao ponto de colocar em risco a saúde da população.

3- Os serviços de Coleta e Entulho estavam sendo executados com qualidade e regularidade; a)- Coleta Contratada 7.400 ton / mês, executada Dez/18 -7.854,27tn , Jan/19- 7.949,03 ton. B)- Entulho Contrato 3.000 ton/mês, executado Dez/18- 4.229,59 ton e Jan/19- 4.836,76 ton.

4- Quanto à prestação dos serviços de varrição e capinação, os mesmos foram suspensos em janeiro de 2018, por solicitação do próprio Município, informando, na época, necessidade de ajustar as finanças da Prefeitura.

5- Além disso, ressalte-se ainda, a ausência de notícias veiculadas pela imprensa sobre eventual acúmulo de lixo na cidade. A imprensa jamais silenciaria diante dessas anormalidades;

6- A I9 Paulista desde 2013 está cumprindo o contrato da PPP nos termos ora pactuados ao longo da execução contratual.

7- Tanto é assim que até o momento a I9 Paulista já Investiu mais de R$ 30 milhões de reais nos serviços de Limpeza Urbana e manejo de resíduos sólidos, trazendo vários benefícios para população e o meio ambiente.

8- O objeto principal da PPP é o alcance de boas práticas ambientais no manejo dos resíduos, o que jamais a empresa deixou de executar, e não, tão somente, os serviços de capinação e varrição;

9- Em 2013, quando do início da PPP, o município de Paulista estava cometendo vários crimes ambientais; área degrada (lixão a céu aberto),Termo de Ajuste de Conduta -TAC firmado no âmbito do Ministério Público, IBAMA e CPRH, não cumpridos, bem como todas as atividades sem as devidas licenças ambientais .

10- A I9 Paulista, em apenas quatro anos, regularizou todas as licenças ambientais, aprovou projeto de remediação do lixão da Mirueira, junto ao CPRH, fez a remediação do lixão, construiu uma moderna e ampla instalação administrativa (Escritório, Oficina, auditório, pátio), estação de Transferência de Resíduos, unidade de reciclagem da construção Civil, Usina de separação Mecânica dos resíduos com capacidade para separar 20tn de lixo por hora, reconhecidamente uma unidade de referência no Brasil e no meio acadêmico. Todos os investimento necessário foram realizados pela I9 Paulista.

11- Estamos cumprindo com todas as nossas obrigações para com a intervenção, e colaborando com o interventor.

12- Não há justificativa plausível para decretação e permanência desta intervenção, o que será devidamente demonstrado no processo legal.

A DIRETORIA da I9 PAULISTA

Fonte: Blog de Jamildo

Comentários

comentários