escambo

O grupo Escambo Coletivo realiza no próximo sábado (8 de dezembro), a partir das 18h, na Quadra do Mangueirão, em Paratibe, Paulista-PE, a 32ª Edição do ESCAMBO CULTURAL. O evento traz para o centro da comunidade de Paratibe/Arthur, a temática do Direito ao Lazer como uma das vias de acesso ao Direito à Cidade, promovendo uma retomada aos temas e às lutas comunitárias que movimentaram o ano de 2018.

Com uma programação cultural diversa e pautada por temáticas já abordadas em eventos anteriores, como a luta das mulheres, movimento GLBTQ+, diversidade, violência institucional e a criminalização da periferia, esta edição do ESCAMBO CULTURAL marca o fortalecimento da luta comunitária pela reconstrução da Quadra do Mangueirão, espaço público de lazer, resistência cultural e memoria afetiva do bairro.

Pela primeira vez, serão 02 palcos, que terá muita música, poesia, dança, vídeo e debate. Na música, Cavalo Marinho Boi Chatim, Brenda Farias, Arquivo Morto, Dani Carmesim, Lady Laay e edição especial da Batekoo Rec com Dj Milena Cinismo, Dj Iury Andrew e VJ Biarritzzz. Na dança, Luna Oliver. Na poesia, Slam das Minas PE e Recital com Benoni Codácio e convidados. Nos vídeos, Movimento Salve a Quadra do Mangueirão e no debate, coletivos e instituições parceiras.

O Escambo Cultural é um evento gratuito, realizado desde 2009 pelo Escambo Coletivo, grupo de atuação comunitária formado por estudantes, educadores e artistas. O objetivo é promover junto à comunidade, a utilização consciente e coletiva dos espaços públicos de lazer frequentemente esquecidos pelo Poder Público. As ações do coletivo integram a socialização de bens culturais, o acesso à informação, o debate de questões relacionadas ao direito à cidade e o fomento a práticas recreativas e comunitárias.

Confira mais informações sobre o Escambo Cultural: https://www.facebook.com/ocupeseubairro/

Fonte: CRESS-PE