Os alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio do SESI de Paratibe tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema sustentabilidade. Nesta quinta-feira (10.08), funcionários da Prefeitura do Paulista estiveram na unidade de ensino para ministrar uma palestra sobre horticultura na agricultura familiar. A ideia é desenvolver um projeto no local, em parceria com os estudantes, para chamar a atenção dos jovens sobre a importância de ter uma boa alimentação, que pode ser produzida dentro de casa.

A conversa foi conduzida pelo engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Adgerlan Codácio, e pelo agricultor familiar, Júlio Bento. O encontro englobou a conscientização a respeito da produção e o consumo de alimentos provenientes de hortas, além da importância de inserir produtos orgânicos no consumo diário. Os alunos também foram incentivados a usar algumas técnicas para criar uma horta em casa. A ação faz parte de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Paulista, o IPA e o SESI. 

A atividade vai ter sequência nesta sexta-feira (11.09), onde serão demarcados os espaços para a construção de uma horta nas dependências do SESI. A princípio, ela contará com algumas sementes, que serão regadas pelos estudantes, tendo ao redor uma estrutura com bambus. A horta não terá a forma convencional, ela irá receber o formato circular, inspirada em uma mandala, estabelecendo a harmonia da plantação.

Segundo o diretor de Meio Ambiente do Paulista, Murilo Chagas, a ação já vem sendo planejada para ser trabalhada entre as disciplinas, onde cada professor vai desenvolver diferentes ações com os alunos da instituição. “O projeto tem caráter educacional e coletivo, visando capacitar os estudantes a se alimentarem ainda melhor e experimentarem os benefícios do comportamento. Dessa forma, poderemos levar a ação para outras escolas da região e para quem se interessar, trabalhando com os produtores rurais do município que detém muito conhecimento”, afirmou. 

Fonte: Imprensa Paulista

Horticultura e agricultura familiar foram tema de palestra no Paulista
Avalie este post

Comentários

comentários