A denominação do Pontal de Maria Farinha é proveniente de um sítio pertencente à senhora de mesmo nome e mulher de Antonio Jorge, ambos proprietários do Engenho Ihamâ, que compreende as terras do atual bairro e da região de Nova Cruz.

Localizado na área leste de Paulista, distante 39 km de Recife, o bairro faz fronteira com o Estado da Paraíba e tem como principais acessos a PE-01 e a PE-22. Situa-se entre as praias de Conceição e do Pontal de Maria Farinha e conta com uma população de 1.309 habitantes (Censo IBGE 2000). É um bairro litorâneo, considerado de grande interesse turístico devidos aos atrativos naturais e históricos culturais existentes, além dos equipamentos e serviços turísticos como bares, restaurantes, hotéis, pousadas, marinas e parques aquáticos. Destaque para o Hotel Amoaras e o Veneza Water Park

A praia de Maria Farinha tem sua paisagem dominada por casas de veraneio e barracas que funcionam como bares. A região faz parte do maior pólo de lazer náutico do Nordeste e proporciona um belo passeio de barco pela extensão do Canal de Maria Farinha. De lá partem também várias embarcações que levam os turistas para a Coroa do Avião – extenso banco de areia localizado entre a Ilha de Itamaracá e o Canal de Santa Cruz. O local serve ainda de base para pesquisas de aves migratórias.

Maria Farinha
Maria Farinha

Veja aqui as informações relacionadas ao bairro já publicadas no Paulista 40°.