Com uma população de 1.863 habitantes (Censo IBGE 2000), o bairro de Nossa Senhora da Conceição compõe o complexo de praias da região leste de Paulista. O lugar é constituído basicamente por nativos e veranistas e faz limite com Maria farinha e Poty (ao norte), Nossa Senhora do Ó (ao sul e a oeste) e Oceano Atlântico (a leste).

A Praia da Conceição é fortemente marcada pela presença da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Milagres, localizada à beira-mar, que teve grande influência para o início da povoação no local. Com extensão de, aproximadamente, 2 km de praia ondulada, de areias finas e tonalidade clara, sua vegetação é dominada por coqueiros.

No período da baixa-mar é possível observar, ao seu largo, a existência de bancos de areias que são denominados de prainhas ou pocinhos, formados nos arrecifes, com possibilidade de ancoragem para pequenas embarcações.

Atrativo Histórico Cultural:
Não se tem a data exata da construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Milagres, sabe-se apenas que em 1842, ela já existia. Seu estilo é colonial, tendo em frente um cruzeiro em pedra, revestido em arenito. No seu jardim, local arborizado e ajardinado, há um casarão e algumas casas de moradia, pertencentes à fábrica da Poty.

Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição

Veja aqui as informações relacionadas ao bairro já publicadas no Paulista 40°.