O bairro de Nossa Senhora do Ó, localizado no litoral da Cidade do Paulista, tem (segundo Censo IBGE 2000) uma população de 12.083 habitantes. Faz limite com os bairros de Nossa Senhora da Conceição e Poty (ao norte), Pau Amarelo e Engenho Maranguape (ao sul), Jaguarana (a oeste) e o Oceano Atlântico (a leste).

Também compõe o setor turístico do município e o início de sua povoação coincide com a do bairro de Pau Amarelo.

A praia do Ó, que possui esse nome devido à capela de Nossa Senhora do Ó, é caracterizada pela presença de bares, palhoças e casas de veraneio. Sua extensão é de cerca de 1,5 km de praia ondulada e areias finas e douradas. A vegetação é formada por coqueiros espaçados e vegetação rasteira e há possibilidade de ancoragem para pequenas embarcações.

Atrativo Histórico Cultural
No inicio da construção da atual Igreja de Nossa Senhora do Ó, segundo lenda, apareceu uma fonte cuja água era milagrosa e curava enfermidades. Por volta de 1810, com a obra ainda inacabada, o local era de intensa romaria e formou-se lá um aglomerado de pequenas casas, utilizadas para hospedar os doentes que vinham em busca de cura. Atualmente existe um antigo cemitério ao lado da Igreja, que ficou pronta no ano de 1811.

Nossa Senhora do Ó
Nossa Senhora do Ó

Veja aqui as informações relacionadas ao bairro já publicadas no Paulista 40°.