Pau Amarelo localiza-se na área leste da Cidade do Paulista e possui 13.029 moradores (Censo IBGE 2000). Tem como principais acessos a Pe-01 e PE-22 e faz limite com os bairros do Janga (ao sul), Engenho Maranguape (a oeste) e Nossa Senhora do Ó (parte ao norte e parte a oeste) e Oceano Atlântico (a leste).

Por ser uma área litorânea, também favorecida pelas altas temperaturas, é considerada importante setor turístico devidos aos atrativos naturais e históricos culturais existentes, além dos equipamentos e serviços como bares, restaurantes, pousadas e marinas.

Seu principal atrativo turístico natural é a praia de Pau Amarelo, que tem esse nome devido à grande quantidade de ypês amarelos que existiam na região, na época da colonização. Possui extensão de, aproximadamente, 2km de praia ondulada e areias finas e douradas, com possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações. Sua vegetação é composta de coqueiros espaçados.

Atrativo Histórico Cultural:
Vale salientar que o início da povoação do bairro data da construção do Forte de Pau Amarelo, também chamado de Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Pau Amarelo, por causa de sua capela dessa invocação. Foi construído no início do século XVIII, para defender a barra da praia do mesmo nome, por onde entraram os holandeses em Pernambuco, em 14 de fevereiro de 1630, trazendo 65 embarcações e um contingente de 7.280 homens.

Pau Amarelo
Pau Amarelo

Veja aqui as informações relacionadas ao bairro já publicadas no Paulista 40°.