O dia 31 de dezembro é reservado ao clima de festas e preparação para o ano que se aproxima. Já o dia 1º de janeiro de 2014 é tempo de descansar e se preparar para o novo ciclo que se inicia. Neste primeiro dia do ano novo, bancos, comércio, mercados públicos, feiras livres, correios e outros estabelecimentos estarão fechados.

Confira o que abre e o que fecha nas terça (31) e quarta-feiras (1º):

RECIFE TERÇA (31) QUARTA (01)
BANCOS Fecham Fecham
COMÉRCIO DO CENTRO Abre Fecha
MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS LIVRES Abrem em horário especial Fecham
CORREIOS Abre Fecha
DETRAN-PE Fecha Fecha
EXPRESSO CIDADÃO Fecha Fecha
JUDICIÁRIO Abre em esquema de plantão Abre em esquema de plantão
SUPERMERCADOS Abrem Fecham
SHOPPINGS Abrem em horário especial Fecham

BANCOS – Como as agências bancárias de todo o País fecham no último dia de 2013 e no primeiro de 2014, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a usar os serviços alternativos, como os caixas eletrônicos, internet banking ou mobile banking.

COMÉRCIO DO CENTRO – O Comércio do Centro do Recife e dos bairros funcionará das 8h às 18h no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, as lojas estarão fechadas.

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS LIVRES – 
Os Mercados públicos e feiras do Recife funcionam em horário especial nos últimos dias do ano. Na terça-feira, 31 de dezembro, abrem das 6h às 13h. No dia 1º de janeiro, não haverá expediente.

CORREIOS – No dia 31 de dezembro, as unidades seguirão o mesmo horário (até as 12h). No dia 1° de janeiro de 2014, todas as agências estarão fechadas.

DETRAN-PE – Todas as unidades do Detran-PE fecharão no dia 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014.

EXPRESSO CIDADÃO – Todas as unidades do Expresso Cidadão estarão fechadas na terça (31) e quarta (1º).

JUDICIÁRIO – Desde essa terça (24), que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está atuando em regime de plantão. Até a quarta (1º), os plantões cível e criminal de 1º Grau serão realizados no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, das 13h às 17h. Já os plantões cíveis e criminais de 2º Grau acontecerão no Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, das 13h às 17h. O expediente no judiciário volta ao normal no dia 2 de janeiro.

SAÚDE – Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, os ambulatórios da rede estadual de saúde não funcionarão. As emergências funcionarão normalmente. Na rede municipal do Recife, os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente em todas as policlínicas e maternidades nos dois dias. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) não terão expediente nestes dias.  O serviço de antirrábica da Unidade Lessa de Andrade funcionará das 8h às 12h no dia 1º. O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e o Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) funcionarão normalmente. A Upinha Dia Bongi-Novo Prado fechará nos dois dias.

SUPERMERCADOS – 
Os supermercados abrem as portas normalmente na terça-feira (31). Já no dia 1º de janeiro de 2014, não haverá expediente.

TRANSPORTE PÚBLICO – Doze ônibus especiais e um aumento de 50% na frota de táxis são as opções apresentadas pela Prefeitura do Recife para tentar diminuir os transtornos de quem pretende passar o Réveillon na praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Confira na matéria do JC Trânsito.

SHOPPINGS – Os Shoppings Boa Vista, Paço Alfândega e Tacaruna, na área central do Recife, abrem as portas das 9h às 18h no dia 31 de dezembro. Já no dia 1º de janeiro de 2014, o Paço Alfândega fecha. As lojas do Boa Vista também estarão fechadas, enquanto o Game Station abre das 11h às 19h. As operações de alimentação terão ponto facultativo e podem abrir das 11h às 19h. No dia 1º, apenas as operações de alimentação e lazer do Shopping Tacaruna funcionarão, das 12h às 21h.

O Plaza Shopping, na Zona Norte, também funcionará das 9h às 18h no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, as lojas não terão expediente, enquanto as operações de alimentação e lazer terão ponto facultativo e podem abrir das 12h às 21h.

O RioMar Shopping abrirá as portas das 9h às 19h na terça (31). O Shopping Recife funcionará das 10h às 18h no dia 31 de dezembro. O Shopping Guararapes funcionará das 9h às 18h no último dia de 2013. Já no dia 1º de janeiro de 2014, as lojas não terão expediente nos três shoppings da Zona Sul da cidade e as operações de alimentação e lazer terão ponto facultativo. No RioMar, alimentação e lazer podem abrir das 12h às 22h.

CINEMAS – Os cinemas do Grande Recife funcionam em horário especial nestas terça (31) e quarta-feiras (1º). A programação completa está disponível no canal Cultura do NE10.

Fonte: NE10