O feriadão da Semana Santa tem início nesta sexta-feira (18) e emendará com o feriado nacional de Tiradentes, próxima segunda (21). Nesse período, o comércio do Centro do Recife funciona normalmente nesta quinta-feira (17), fecha na sexta e reabre no sábado – na segunda, é facultativo. Os shoppings na Região Metropolitana fecham na sexta, com funcionamento facultativo e reduzido para alimentação e lazer. No resto do feriadão, todos os shoppings estarão abertos em horário regular.

As escolas públicas estaduais fecham a partir desta quarta-feira (16) e permanecerão sem atividades até o dia 21. Na rede municipal do Recife, a interrupção nas aulas começará na quinta e segue até Tiradentes. Nas escolas particulares as aulas serão interrompidas a partir desta quinta-feira e só voltam no dia 22.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) permanecerá fechada para aulas da sexta-feira até a segunda-feira (21), porém os serviços mais essenciais como segurança e defesa de tese acontecerão normalmente. A Universidade de Pernambuco (UPE) fecha nesta quarta-feira (16) e só reabre terça.

O judiciário funcionará em regime de plantão. terá início nesta quinta, com atendimento sempre das 9h às 17h, tanto para a capital quanto para as comarcas no interior.

RECIFE SEXTA (18) SÁBADO (19) DOMINGO (20) SEGUNDA (21)
SHOPPINGS Fecham Abrem Abrem Abrem
SUPERMERCADOS Abrem Abrem Abrem Abrem
BANCOS Fecham Fecham Fecham Fecham
COMÉRCIO CENTRO E BAIRROS Fecham Abrem Facultativo* Facultativo*

SHOPPING CENTER RECIFE – Na Sexta-feira da Paixão, o funcionamento é facultativo, das 12h às 21h, apenas para área de alimentação e lazer. Ao longo do feriadão estará aberto normalmente, no horário das 10h às 22h para o sábado e de 12h às 21h, para o domingo e a segunda-feira.

RIOMAR – Lojas permanecerão fechadas na sexta-feira – apenas a praça de alimentação, lazer, as lojas Americanas e algumas farmácias terão ponto facultativo, das 12h às 21h. Nos demais dias, o funcionamento é normal, das 9h às 22h no sábado; e 12h às 21h no domingo e na segunda-feira.

SHOPPING BOA VISTA – Na sexta-feira, as lojas Americanas funcionarão das 10h às 19h; na praça de alimentação, o ponto é facultativo, das 11h às 19h; o Game Station fica aberto das 11h às 22h e o cinema segue com grade de programação normal. O resto do shopping fechará neste dia. No sábado, lojas e praça de alimentação abrem às 9h e fecham às 21h. No domingo (20) e na segunda (21), lojas e alimentação funcionam até as 19h.

PAÇO ALFÂNDEGA – Praça de alimentação e área de lazer funcionarão das 12h às 21h e as demais lojas terão ponto facultativo na sexta-feira. No sábad,o o horário é das 10h às 22h; no domingo. o horário é das 10h às 21h e, na segunda-feira, das 10h às 22h.

SHOPPING TACARUNA – Na sexta o funcionamento é normal apenas para as Americanas e Hiper Bompreço, das 9h às 19h; praça de alimentação, cinema e Game Station, das 12h às 21h. O Tacaruna reabre no sábado normalmente; as lojas Americanas e o Hiper Bompreço abrem às 8h e fecham às 22h; as demais lojas abrem das 9h às 22h. No domingo as lojas Americanas e o Hiper Bompreço abrem uma hora mais tarde, às 9h, e encerram atividades às 20h, já os demais estabelecimentos funcionam das 12h às 20h. No Dia de Tiradentes, o shopping funciona em horário normal das 9h às 21h.

PLAZA SHOPPING – Horário especial para o feriado. Na sexta-feira, somente a praça de alimentação e as áreas de lazer estarão abertas, das 12h às 21h. Sábado e domingo, o shopping abre normalmente – sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. No Dia de Tiradentes, o funcionamento é das 12h às 21h.

SHOPPING GUARARAPES – As lojas fecham na Sexta-feira da Paixão – apenas os espaços de alimentação e lazer abrirão, das 12h às 20h. Sábado, domingo e segunda-feira o shopping abre normalmente.

SUPERMERCADOS
 – Funcionarão durante todo o feriado em horário normal.

COMÉRCIO do CENTRO E BAIRROS  – Todas as lojas fecham na sexta-feira. No sábado, o horário é normal, das 8h às 18h. No domingo o ponto é facultativo, lojas do Centro como Cattan, Atacados do Presentes, C&A, Marisa, Lojas Americanas, entre outras, estarão abertas. Na segunda-feira o ponto também é facultativo.

MERCADOS E FEIRAS LIVRES – O Camelódromo e comércio popular Shopping Santa Rita ficarão fechados na Sexta-Feira da Paixão. Mercados públicos e feira livres de bairros funcionarão na data, das 6h às 13h, com exceção do mercado da Cobal, em Casa Amarela. No sábado, os mercados e as feiras livres funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No domingo e na segunda-feira, o Camelódromo e o comércio popular Shopping Santa Rita também estarão fechados; funcionando apenas os mercados públicas e as feiras livres, das 6h às 13h.

BANCOS – Não haverá atendimento nas agências bancárias do Estado durante todo o feriado.

EXPRESSO CIDADÃO – Todas as unidades do Expresso Cidadão fecham nesta quinta-feira (17) e só reabrem na próxima terça-feira (22).

JUSTIÇA 
– Funcionará no feriado em regime de plantão. O atendimento da Justiça de 1º grau será realizado no Fórum do Recife, das 13h às 17h. Os serviços da Justiça de 2º grau serão prestados no Palácio da Justiça, no mesmo horário. Informações sobre as comarcas no interior de Pernambuco está disponível do site do TJPE.

INSS 
– As agências ficarão fechadas durante todo o feriado e retomam os serviços na próxima terça-feira (22).

CINEMA SÃO LUIZ – Fechará na Sexta-feira da Paixão e reabrirá no resto do feriado. A programação pode ser conferida na seção de cinema.

CINEMA CINEMARK RIOMAR
 –  Funcionará normalmente durante o feriado.

CINEMAS UCI 
– Seguem com horário normalizado no feriado.

Fonte: NE10