O desabastecimento de energia registrado na manhã deste domingo (6) em diversos bairros da Zona Norte do Recife e nas cidades de Olinda e de Paulista foi provocado por um defeito em um equipamento da subestação Mirueira, segundo informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A interrupção no fornecimento de energia teve início às 9h32, de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e durou cerca de 40 minutos.

De acordo com o superintendente de Operações da Chesf, João Henrique Franklin, o desabastecimento foi provocado porque um disjuntor da subestação apresentou defeito, deixando de fornecer 200 megawatts de energia. Para restabelecer os serviços, técnicos da companhia isolaram o equipamento e devem realizar um diagnóstico do problema até quarta-feira (9).

A última vez em que várias cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) enfrentaram problema semelhante foi há cerca de 40 dias, quando uma queimada em Canto do Buriti, no Piauí, atingiu duas linhas de transmissão de energia e provocou um curto circuito, prejudicando mais de 16 milhões de pessoas em toda a Região Nordeste.

Fonte: Diario de Pernambuco