A Secretaria de Serviços Públicos do Paulista deflagra nesta sexta-feira (10), às 8h, um mutirão de limpeza ao longo dos 14 quilômetros da orla marítima da cidade. A Operação Verão terá como ponta pé inicial o Pontal de Maria Farinha e terminará no domingo (12) após o recolhimento de resíduos na Ponte do Janga.

No mutirão estão previstas ações de limpeza da faixa de areia, remoção de entulhos, poda de árvores e reparos na iluminação pública. Serão empregados dez caminhões caçamba e três retroescavadeiras, além do envolvimento de 80 homens. O trabalho também vai contemplar a Avenida Cláudio José Gueiros Leite e suas transversais.

O objetivo da iniciativa é preparar a área litorânea para oferecer mais comodidade aos moradores e turistas neste período de férias. A região das praias do Paulista também é bastante procurada durante este período, meses em que a população de veraneio praticamente dobra, aumentando a produção de lixo na área.

Resíduo domiciliar

Levantamento da Secretaria de Serviços Públicos revela um aumento de aproximadamente 30% na produção de lixo residencial neste mês de janeiro. Mensalmente, são recolhidas entre 6 e 7 mil toneladas de resíduos nos bairros da cidade. No primeiro mês do ano, o volume chega a 9 mil toneladas.

Fonte: Blog de Jamildo (JC)