Semana de Mobilização Saúde na Escola do Ministério da Saúde e ocorrerá em março e atingirá quase 3 mil alunos

A iniciativa parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
A iniciativa parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Alunos com idade entre 5 e 19 anos de 2.999 escolas públicas de Pernambuco receberão ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade. A iniciativa faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola do Ministério da Saúde e ocorrerá em março nos 103 municípios do Estado que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23).

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Por isso, neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

As ações do Programa Saúde na Escola, que é desenvolvido desde 2007, são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde, como a manutenção do peso adequado.

Fonte: JC Online