O ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT), voltou a criticar, nesta terça-feira (22), a direção estadual do Partido dos Trabalhadores pela falta de diálogo interno da sigla. Ao comentar as denúncias feitas por seu grupo político à reunião na qual foi decidida a entrega dos cargos no Governo do Estado, o ex-gestor disse que não está em jogo a decisão tomada, mas sim as intervenções, tanto da executiva nacional quanto da direção estadual, nos rumos da legenda em Pernambuco.

João da Costa também afirmou que a decisão do PSB em entregar os cargos no Governo Federal não deveria ter sido a única referência para a entrega dos cargos do PT no Estado.

“Desde o início propusemos uma discussão ampla. Temos relação com a Frente Popular e com o PSB em várias prefeituras do interior. Para se dizer independente de um governo é preciso fazer um balanço. Há outros fatores além da decisão nacional do PSB”, declarou.

O ex-prefeito falou que considera justo que os diretórios do PT em Paulista e Recife expressem publicamente seu repúdio à decisão de entregar os cargos. A razão para esta atitude estaria no fato de que foram os diretórios municipais que decidiram a participação do partido nas gestões do PSB e que eles não foram consultados pela diretoria estadual.

Apesar de defender essa tese, João da Costa garante que os cargos do partido serão entregues nesses municípios.

Ao comentar sobre o Processo de Eleição Direta (PED) do partido, que será realizado daqui a três semanas, João da Costa enumerou os pretensos “erros” da direção estadual.

“Em primeiro lugar, a direção levou o PT à segunda divisão da política pernambucana por patrocinar a intervenção da executiva nacional, que anulou as prévias e fez com que o partido perdesse a Prefeitura do Recife. Em segundo lugar, a atual direção abandonou os diretórios das cidades do interior. Por fim, foram realizados poucos debates internos no partido o que fere a democracia”, avaliou.

O grupo de João da Costa, que conta com o presidente do PT do Recife, Oscar Barreto, e com o vereador Osmar Ricardo, dará apoio à deputada estadual Tereza Leitão na disputa pelo comando do diretório estadual do partido.

Fonte: Blog do Magno Martins