A partir deste sábado (10), cerca de três mil trabalhadores pernambucanos vão “invadir” os campos, as quadras, pistas e piscinas para mostrar que também têm disposição e talento para o esporte. Eles participam da edição 2013 dos Jogos Industriais do SESI, considerado um dos maiores torneios esportivos de classe do País. A cerimônia de abertura da competição acontece às 10h, na unidade do SESI Paratibe, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.

Durante a solenidade, haverá o tradicional desfile das equipes e, logo em seguida, os competidores serão saudados pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real; e pelo superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar. As primeiras disputas acontecem já após a cerimônia.

Este ano, os trabalhadores-atletas brigam por medalhas em 10 modalidades esportivas – natação, vôlei de praia e quadra, futebol de campo, futsal e master, xadrez, atletismo e tênis de campo e de mesa. O torneio começa com a fase municipal, entre empresas de cidades próximas, depois segue para a regional e, finalmente, a nacional. “Esta primeira fase é a maior e deve se estender até o final de outubro”, conta o gerente de Lazer do SESI/PE, Fernando Medeiros, acrescentando que a etapa regional já tem data e local confirmados. “Será em novembro, na Paraíba”, adianta.

Para o diretor regional do SESI/PE, os Jogos Industriais são uma forma de incentivar a prática esportiva entre os trabalhadores da indústria, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos pernambucanos. “A prática esportiva só gera retornos positivos para a saúde do trabalhador, que se sente mais disposto para produzir. O apoio das empresas aos trabalhadores-atletas é fundamental”, incentiva Côrte Real.

Fonte: SESI-PE