Estão abertas as inscrições para o curso de natação para pessoas com necessidades especiais, oferecidas no Clube Municipal do Paulista, no bairro do Nobre. Gratuitas, as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 10h40 às 11h20.

Para se inscrever, é necessário ir ao Clube Municipal, das 8h às 17h, de terça a sexta-feira, portando três fotos 3×4, cópia do comprovante de residência, cópia do RG ou registro de nascimento, parecer médico solicitando as aulas de natação e um exame de pele. A idade mínima para participar do curso é 4 anos e o período de matriculas segue aberto por tempo indeterminado.

De início, o aluno passa por uma avaliação para identificar o nível de autonomia dele dentro da piscina. Caso ele não possa ficar sozinho na água, o responsável pelo aluno entra na água para acompanhá-lo até que o mesmo consiga ficar sozinho durante a aula. Alunos que não são portadores de atenção especial também participam das aulas, com o objetivo de para promover uma inclusão social.

O projeto existe desde o início de 2013 e atendeu cerca de 50 pessoas com necessidades especiais, como autistas, pessoas com Síndrome de Down e portadores de deficiências motoras. Hoje, a turma é composta por 31 alunos.

Fonte: Prefeitura do Paulista