DinheiroFoi depositado nesta terça-feira (20) nas contas das 5.564 prefeituras de todo país, o segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente a março de 2012. De acordo com o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, o FPM registrou uma elevação de 30,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Leonardo acrescentou que, desde o primeiro repasse de janeiro, as cidades brasileiras receberam, até agora, um total de R$ 15 bilhões, apresentando uma recuperação de 7% em relação a 2011.

Embora a previsão da Receita Federal para o terceiro decêndio seja de 10% a mais durante o mês de março, Leonardo Santana adiantou que é difícil fazer um prognóstico real, devido as oscilações da arrecadação. Ele acredita que dificilmente os municípios vão recuperar o que perderam durante mais de dois anos, o que já comprometeu as principais ações sociais, tanto com os serviços de saúde, como na educação.

A UBAM revelou que espera que o FPM recupere as suas perdas, tendo em vista as previsões favoráveis da Secretaria da Receita Federal, que estima um crescimento de 43% já em abril de 2012.

Fonte: Blog da Folha