A Secretaria de Defesa Social do Estado divulgou, nesta sexta-feira (17), o balanço do Posto de Coleta Itinerante instalado em Paulista nos últimos dois dias. Foram recolhidas 47 armas de fogo, uma granada de bocal antitanque, várias munições de diversos calibres e um fuzil sete milímetros de fabricação espanhola.

De acordo com o coordenador da operação, o coronel Alexandre Gomes, o fuzil entregue era a arma de referência dos gerrilheiros da revolução espanhola. A arma é um modelo do ano de 1893, fabricada no ano de 1925. “A pessoa que entregou não soube precisar a origem do fuzil, mas disse que pertencia ao seu avô”, contou o coronel.

Segundo Alexandre Gomes, de maio a dezembro do ano passado, o Posto de Coleta Itinerante recolheu 408 armas percorrendo 60 cidades em todo o estado, o que significa que as entregas em Paulista foram expressivas. “Em dois dias em uma só cidade chegamos a quase 10% do que conseguimos em quatro meses no estado todo e com duas curiosidades, a granada e o fuzil”, comentou Gomes.

Nos próximos dois dias, o Posto Itinerante estará na cidade de Olinda. Em janeiro e fevereiro de 2014, o recolhimento será feito em municípios da Região Metropolitana do Recife. A partir de março, a medida segue para o Interior. Outras informações no site da SDS.

Fonte: Diario de Pernambuco